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Social Network Analysis - SNA

Social Network Analysis (SNA)

Social Network Analysis (SNA) é o estudo do comportamento de redes associativas envolvendo indivíduos, grupos sociais ou empresas. Alguns dos princípios envolvidos são extraídos de teoremas matemáticos bastante conhecidos, enquanto outros envolvem sofisticações analíticas e conhecimentos técnicos pouco triviais. Sua aplicação no ambiente corporativo tem por objetivos mais conhecidos o desvendamento das redes de relacionamento entre pessoas, marcas e ideias, com vias à produção de mudanças organizacionais, estratégias de inteligência competitiva e prospecções de mercado.

Considerando simultaneamente a intensidade relativa dos diversos relacionamentos pessoais estabelecidos espontaneamente pelos funcionários de uma empresa e a funcionalidade relativa dos diversos relacionamentos profissionais determinados pela lógica do trabalho, estratégias de SNA são comumente utilizadas para o diagnóstico de problemas de times e subsequente otimização dos departamentos, geralmente pela proposição de estruturas mais orgânicas e produtivas, tal como descrito em: www.kmforum.org/content/SNA%20KM%20Forum.pdf. Outra aplicação digna de nota desenvolve-se para a identificação de talentos específicos para a construção de redes de trabalho colaborativas em empresas ou grupos empresariais, tal como descrito em: www.cs.ucsb.edu/~xyan/papers/icde09_smallblue.pdf

O time da WE-MIND não apenas está capacitado para a realização destas tarefas, como introduziu uma inovação relevante: a aplicação de modelagens baseadas em SNA para o planejamento de marketing e reconhecimento das especificidades dos mais variados segmentos do varejo. Através desta abordagem, conseguimos determinar a posição da sua marca em uma rede de outras marcas, à luz da totalidade dos posts existentes em todas as redes sociais de relevo neste país (milhares de considerações que dão grande poder estatístico às conclusões). Conseguimos determinar quantitativamente as semelhanças e diferenças em relação a cada um dos concorrentes, bem como descobrir convergências estratégicas com empresas de outros segmentos.

Aplicamos o mesmo princípio para a análise do grau de consonância entre diferentes ideias, isto é, para determinar o quanto elas combinam; com isto, elevamos o planejamento de marketing a um nível superior àquele praticado no país, minimizando o risco da proposição de ações inócuas ou equivocadas.

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